segunda-feira, 11 de março de 2013

Reflexão: Lucas 10, 38-42.



A aldeia onde Jesus se encontra é Bethânia, pertinho de Jerusalém. Como é bom falar desta maneira. Sentimos Jesus não só pertinho de Jerusalém, mas, pertinho de nós também. É uma das passagens bíblicas do Evangelho de São Lucas que narra uma visita de Jesus a duas irmãs: Marta e Maria as quais têm também, um irmão chamado Lázaro e que se tornaram muito amigos de Jesus. Jesus gostava de hospedar-se em casa deles. Vemos Jesus que sendo Deus vive Sua condição humana e podemos lembrar apropriadamente, que Ele viveu em tudo a condição humana, exceto o pecado. Observamos Marta atarefada com as coisas da casa e Maria sentada aos pés de Jesus ouvindo atentamente o que Ele fala. Marta prepara algo com todo amor para servir a seu visitante mas, Maria prefere ouvir este visitante. Marta pede a Jesus que faça com que Maria a ajude em sua tarefa doméstica, mas, Ele diz que ela está muito preocupada com estas coisas e que uma só coisa é necessária e Maria escolheu a melhor parte. É claro que não só as tarefas domésticas mas, todo trabalho, toda obra, toda ação é necessária em nossa Vida, mas, desde que precedida da Oração. Tanto na importância que damos a ela quanto no início de cada tarefa. A própria palavra Oração parece lembrar disto: Ora + Ação. Então, entendemos o que Jesus diz: Maria escolheu a melhor parte, isto é, estar na presença do Senhor e ao ouvir sua Palavra, isto não lhe será tirado. As duas irmãs simbolizam a Vida Ativa ( Marta ) e a Vida Contemplativa ( Maria ), como formas diversas e complementares da existência cristã.

Nenhum comentário:

Postar um comentário